Processo de matricula atribulado. Quanto mais informações você conseguir na ocasião da matrícula, mais munido estará para eventuais cobranças futuras. Talvez você vá dizer que é um momento muito atribulado, não dá para ficar exigindo muita coisa, pois o cliente em potencial poderá buscar outra instituição. É verdade, mas qual perfil de cliente você quer ter? Há instituições que solicitam vários documentos e condicionam a confirmação da matrícula para os dias seguintes. Nesse intervalo fazem todas as verificações necessárias. E nem por isso deixaram de ter alunos e até reduziram os níveis de inadimplência;
Não ter quem se dedique somente a cobrança. Definir alguém que será responsável por isso, preparado, treinado, com determinada autonomia para cobrar e negociar. Não estou sugerindo contratações e sim que isso seja feito por alguém ainda que parte do seu dia. Cobrança se faz todos os dias;
Não ter uma política de cobrança Independente do porte da instituição, ela tem que ter regras claras que definam os procedimentos quanto aos atrasos. Assim os inadimplentes perceberão que qualquer pessoa que os atenda adotará a mesma postura porque isso já foi definido na política. Claro que exceções acontecem e têm que ser tratadas como tal. O que não pode (e não deve) acontecer é cada pessoa adotar um procedimento diferente do outro;
Ser complacente com os atrasos; Venceu? Cobre! Não deixe o tempo passar. Lembre-se de que recebe mais rápido quem cobra mais rápido. Os devedores pagam primeiro aquele que mais o aborrece, portanto, ser “chato” e persistente nesse momento é um grande ponto a favor. E não se importe ao ouvir coisas do tipo: “… mas eu posso pagar no banco até o dia 30…”. Sim pode mesmo, mas o que queremos não é cobrar multa, juros etc., querem apenas que cumpra o contrato;
Dispensar encargos – incentiva a inadimplência Você poderia alegar que é melhor receber o principal do que ficar “brigando” para corrigir o dinheiro e não receber nada. Concordo. Por outro lado qualquer que seja a decisão certamente terá uma consequência. Não cobrar encargos significa premiar os devedores e punir quem paga em dia. Há instituições que negociam, facilitam, mas não abrem mão da multa, ainda que seja pequena (2%) é muito mais uma pressão psicológica do que financeira;
Se decidir não cobrar os encargos tenha a certeza de que meia hora depois haverá um monte de gente querendo o mesmo benefício por que manter os acordos em sigilo não é o forte desse pessoal.
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